quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Resenha: Traição Entre Amigas - Maratona de Resenhas - 2ª semana

Oi gente! A maratona de resenhas está chegando ao fim, mas ainda temos o dia de amanhã, então não vamos desanimar! E aqui está a resenha de hoje, do livro Traição Entre Amigas (Gente, li esse livro já faz muitos anos, então considerem minhas opiniões meio antigas!): 



Tá gente, confesso! Não gosto muito da escrita da Thalita Rebouças. Já li várias matérias e entrevistas com ela, e sim, ela parece ser muito simpática, mas não vejo motivo para tanto sucesso! Gente, não sei se é porque conheço muitas autoras brasileiras, mas temos várias que escrevem à altura ou até melhor dela e que não fazem tanto sucesso assim! Algumas pessoas dizem que é porque ainda não li os bons livros dela.. Bem, por enquanto só li "Fala Sério Professor" e esse, "Traição Entre Amigas". Mas tenho aqui para ler também "Tudo Por Um Namorado" e "Ela Disse, Ele Disse". Agora que já desabafei, vamos à verdadeira resenha: Luiza e Penélope são melhores amigas há muitos anos e fazem tudo juntas! São como carne e osso, unha e cutícula e mais todos esses ditados que as "vovós" dizem para nós. No início do livro, admirei muito Penélope, que tem uma auto-estima lá em cima, tem muita personalidade e persiste em seu sonho de ser atriz. Achei Luiza meio chatinha, mas ao longo do livro minha opinião mudou um pouquinho. Luiza namora um professor de teatro mais velho, o Vicente. Lindo, maravilhoso, gentil, ele é TUDO que a Luiza poderia sonhar. Porém, em um belo, porém horrível dia, esse sujeito pode destruir uma linda amizade de anos, muito valiosa e duradoura. Sim, Vicente dá em cima de Penélope, a convida para uma peça, eles vão para a casa dela, abrem um vinho para comemorar e... Uma coisa leva a outra e quando Penélope vê já está no dia seguinte! Vicente tinha traído a namorada e o pior de tudo: PENÉLOPE TINHA TRAÍDO SUA MELHOR AMIGA!!! Ela, junto com o seu melhor amigo Emílio (UMA FIGURA!) toma coragem e vai falar com sua bff (best friend forever) sobre a traição. É claro, Luiza não acredita, faz o maior barraco e nunca mais fala nem toca no nome da amiga. E é sobre isso que narra o livro: Os 2 anos seguintes da vida dessas duas meninas, logo depois da traição. Cada uma vai para um lado: Penélope tenta buscar a sorte em Nova York e Luiza se esconde em chats e conversas na internet. Os capítulos são alternados, ora o narrador fala sobre a vida da Penélope, ora da vida da Luiza. O livro é narrado em 3ª pessoa, o que não gostei muito... Acho que se fosse em 1ª pessoa, a autora conseguiria explorar mais as personagens e poderíamos saber com mais detalhes todos os seus sentimentos e seus pontos de vistas. 

Confesso que gostei bem mais da parte da Luiza depois do "incidente" (traição). Ela acaba se escondendo no anonimato da internet, até conhecer - é claro que em um dos chats da net - um rapaz muito interessante. Esse rapaz é Gabriel, um cara inteligente e carinhoso, que se aproxima cada vez mais de Luiza. Até que eles resolvem se encontrar na vida real e é paixão à primeira vista, é claro! Mas como tudo não é um mar de rosas, várias bombas estouram em sua vida (SPOILER): Como o fato de Gabriel ser casado!!! Sim, sim, também fiquei chocada!

Já a parte de Penélope não me agradou muito não.. Ela vai para Nova York, faz vários testes para peças, não consegue nenhum, chora, chora, chora, chora, chora, chora... Esse é basicamente um resumo do que acontece! Descobre que essa não é a profissão que quer seguir, etc e tal... Acho que a autora poderia ter explorado mais a parte da Pê, que ficou meio chatinha, meio arrastada...!

O final é bonitinho e eu gostei bastante do rumo que os personagens tomaram.. Só acho que tinha que ter o "Traição Entre Amigas 2", para nós sabermos direitinho para onde a vida delas caminhou e para onde o destino as levou. O livro não é ruim.. A minha resenha está bem negativa, mas isso depende do ponto de vista da pessoa. Eu gostei mais ou menos... assim, não é um livro que te prende, é um livro diferente, que você lê rápido, mas não tem uma escrita leve. É um livro que depende do gosto da pessoa e eu não gostei muito.. Mas também não é horrível! Adorei os personagens (Penélope, Emílio...) e gostei do rumo que a autora levou os acontecimentos, porém alguns fatos me desagradaram um pouco. É um livro que não tenho uma opinião muito definida. Uma dica? Leiam para descobrirem se vocês gostam! A sua opinião pode ser parecida com a minha, ou não. Só um pequeno detalhe: Não esquece de me contar o que achou, heim?

Beijos,
Mari.

3 comentários:

  1. Minha irmã que gosta da Thalita Rebouças, aliás tenho várias amigas/conhecidas que adoram a Thalita. Eu simplesmente não consigo me interessar pelos livros dela, e com esse não foi diferente. Não consigo pegar para ler nada disso, e olha que eu tenho livros dela aqui em casa, mas não dá simplesmente não consigo. ._.
    Beijão Mari!

    Mari - http://leitorete.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, comigo é a mesma coisa.. Acho a escrita dela um tanto sem sal, sabe? Li esse quando era menor e nem assim consegui gostar!

      Adorei sua visita!
      Beijos,
      Mari.

      Excluir
  2. Oi Mari,
    Eu gosto de alguns livros da Thalita, mas não de todos. Ainda não li o Traição entre Amigas, mas vou compra-lo e depois te conto qual foi a minha opinião.
    Já disse que adorei a sua Maratona de Resenhas, né! Gosto muito da sua escrita e acompanho sempre seus comentários porque eles me ajudam muito a decidir na hora de comprar os meus livros. Por exemplo vou comprar o Malas, Memórias e Mashmallows... vc elogiou e fiquei com vontade... rsrsrs....
    bjs
    Joana

    ResponderExcluir

Sintam-se à vontade para comentar aqui no blog! Adoro saber a opinião de vocês, e sempre quando posso, retribuo o comentário e a visita! Bom, espero que gostem do blog e lembrem-se: A casa é sua! :)