domingo, 28 de outubro de 2012

Resenha: Em Chamas

Juro, pensei em não fazer essa resenha, primeiro porque é extremamente difícil falar sobre um livro tão magnífico e tão expressivo como esse, e segundo porque já o li faz um tempinho e gosto de fazer resenhas fresquinhas... 

Assim que terminei Em Chamas, não pude começar outro livro, porque o A CULPA É DAS ESTRELAS (livro do book-tour do blog Romances & Leituras) já estava chegando, e é a minha leitura atualmente. Não vou comentar nada sobre ele aqui, porque prefiro deixar tudo para a resenha, e dar mais espaço para Em Chamas. Infelizmente, nesse tempinho que tive entre um livro e outro (cerca de 2 dias), não consegui fazer a resenha de Em Chamas, primeiro porque não tive tempo de absorver tudo o que aconteceu no livro, e simplesmente porque muitas coisas aconteceram na minha vida nesse tempo!





Primeiramente gostaria de avisar que essa resenha pode conter SPOILERS do primeiro livro da série! 

Depois da vitória de Katniss e Peeta nos Jogos Vorazes, a vida de Katniss muda completamente. Ela não é mais aquela menina livre, que sempre que tem algum problema foge para a floresta. Agora, ela tem que encarar a realidade: Desde o momento em que  estendeu aquelas amoras para Peeta, a capital está de olho nela. Na verdade, não apenas de olho, mas sim completamente atentos em todos os seus passos, em todas as suas ações e em tudo que ela diz ou faz. O presidente Snow já a avisou: Se ela não conseguir convencer Panem inteira de que está completamente apaixonada por Peeta e que por isso estendeu aquelas amoras, todas as pessoas que ela ama... Bem, serão "executadas". Sua chance de convencer à todos, está na Turnê da Vitória, uma turnê em que os vitoriosos passam por todos os distritos de Panem. Além de tudo isso, Katniss tem mais um problema: Quanto mais ela tenta convencer os distritos de que ela está perdidamente apaixonada por Peeta, ela convence cada vez mais Gale em relação a isso. Isso é uma das coisas que mais me irritou durante o livro inteiro: A dúvida de Katniss em relação a Gale ou Peeta. Cara, as vezes dava vontade de dar um soco na cara da Katniss e dizer: "Hello! Escolhe o Peeta logo, porque tem muita gente por aí que dá muito mais valor a ele do que você dá! Daqui a pouco você vai dançar, garota"! Mas sou suspeita em falar, porque sou totalmente #TeamPeeta e ODEIO o Gale.. Não sei porque, mas não consigo simpatizar com o garoto! Mas o Peeta é maravilhoso, simplesmente O AMO DEMAIS! Outra coisa que também me irritou muito no livro foi simplesmente A KATNISS. Não gostei da maioria dos seus atos, e achei ela inteligente para umas coisas, mas MUITO burra para outras. Sério, a Katniss é muito chata, MEU DEUS! 

Bem, voltando para a história.. Durante a Turnê da Vitória, tudo o que a Katniss fazia para tentar melhorar a sua situação, piorava tudo mais ainda! Levantes começaram a ser feitos nos distritos e por isso, uma grande surpresa aguardava Peeta e Katniss! 

E é aí que os jogos começam e dão mais emoção para tudo! Somos apresentados a novos personagens, alguns muito simpáticos, como o meu amado Finnick, e alguns insuportáveis, como a Johanna. MAS, no final, entendemos todas as suas atitudes.

O início do livro é um tanto chato, juro que pensei em abandonar o livro. Mas depois da metade, o livro entra em uma série de acontecimentos agoniantes e maravilhosos, em que a gente não consegue desgrudar das páginas! Algumas partes são meio confusas, mas a Suzanne conseguiu narrar com maestria o livro, do início ao fim! Confesso que uma das razões para eu não abandonar o livro no início, foi a escrita dela, e é claro, o Peeta. Adooooroo as cenas de ação dos JV, mas confesso que o que eu mais amo é o romance entre Katniss e Peeta. Agora, Katniss, vê se com esse final, você finalmente abre os olhos, e descobre que ama o Peeta de uma vez por todas! Ah, o final é a coisa mais SURPREENDENTE que eu já vi! É simplesmente OHHHH! Eu NUNCA imaginaria uma coisa dessas.. O sacrifício do início vale a pena, porque o meio e o final do livro, COMPENSAM! :D O final é tão surpreendente, que eu saí gritando e chorando (por causa do PEETA, vocês vão entender no final!) pela casa, em estado de choque.

Um dos personagens que gostei mais ainda em Em Chamas foi o Haymitch, com o seu humor sarcástico e sua ironia! #MeuMentorHaymitch

Vou reforçar mais uma vez, que a série JOGOS VORAZES é perfeita! Se você não leu, leia logo, porque é incrível! E apesar de ter achado Jogos Vorazes melhor, Em Chamas também é muito expressivo, muito bom! Recomendo SEMPRE, porque uma das melhores séries para mim é JOGOS VORAZES. 

Não estou MUITO ansiosa para A Esperança, mas ele está com certeza entre as minhas 5 próximas leituras! Se você não leu o maravilhoso THE HUNGER GAMES, se dirija a livraria mais próxima, porque você não vai se arrepender! ;D

Beijos,
Mari.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para comentar aqui no blog! Adoro saber a opinião de vocês, e sempre quando posso, retribuo o comentário e a visita! Bom, espero que gostem do blog e lembrem-se: A casa é sua! :)